A Arte de Bem Comunicar

Os bons comunicadores conhecem a máxima de que comunicar bem é pensar em primeiro lugar no ouvinte ou no leitor. E pensar no ouvinte ou no leitor é fazer a escolha certa das palavras, que se desejam simples, comuns e reconhecidas por todos.

Quem comunica de forma complicada e difícil, usando um vocabulário hermético (sim, foi de propósito!), não comunica, mas antes isola, exclui, discrimina; está tão-somente a pensar em si e não em quem o ouve ou lê. 

Um pintor, por acaso, pinta para si? Um bom comunicador tem a sabedoria de escolher bem as palavras e o talento de as articular bem. Consegue fazer com que o leitor ou ouvinte se sinta “em sua casa”, encontrando no texto, oral ou escrito, um lugar confortável, bonito e aprazível.

Mas, afinal, o que é comunicar bem?

Comunicar bem é, do meu ponto de vista, uma arte. A arte de combinar de forma sábia os diferentes domínios que atravessam a língua: o léxico, a sintaxe, a semântica… E não só! Há muitos outros fatores que, a meu ver, trazem encanto à arte de bem comunicar. 

As palavras são a matéria-prima da comunicação, por isso, escolher as palavras certas é o primeiro passo para se comunicar bem. Falamos do léxico – o primeiro aspeto a ter em conta. A variedade e a riqueza lexical, bem como o uso adequado das palavras ao contexto contribuem em grande medida para o sucesso de uma comunicação. 

Falar e escrever bem é também combinar corretamente as palavras. Ora, aqui falamos de sintaxe, que é a componente da língua que se ocupa da boa articulação das palavras e das frases. Pois bem, essa combinação tem de ser perfeita, usando as concordâncias corretas e os complementos adequados, seguindo-se a boa articulação do texto – oral ou escrito – conferida pelos articuladores discursivos: contudo, além disso, em suma…

Depois de bem articuladas as palavras e as frases, devemos ter em conta o estilo linguístico, que é a maquilhagem da língua – que se quer bela, mas muito suave!

Os bem conhecidos há anos atrás, elo de ligação, facto verídico são exemplos de vícios de linguagem que se devem evitar. O excesso de estrangeirismos é também uma “praga a combater”. Sabemos que existe um certo glamour (queria dizer encanto, desculpem!) em dizer spa em vez de termas, resort em vez de estância, barbecue em vez de churrasco, mas a comunicação tem de ser confortável e não uma corrida de obstáculos. Comunicamos para o outro – e é isto que temos de ter sempre em mente.

Comunicar bem é, pois, saber articular habilmente as várias componentes da gramática: escolher bem as palavras, combiná-las o melhor possível e, por fim, colocar adornos estilísticos com conta, peso e medida. São estes adornos que conferem valor, carisma e impacto à nossa comunicação e que podem (ou não) tocar, emocionar e inspirar quem nos ouve ou lê.

Reinventando o clássico cliché “nós somos aquilo que comemos”, nós somos, sem sombra de dúvida, aquilo que comunicamos!

Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Avatar photo

Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa. É professora convidada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, na Formação Avançada em Técnicas de Alta Performance de Comunicação Oral, e da Universidade Lusófona na Licenciatura de Comunicação Aplicada. Colabora, desde 2008, com a RTP em programas televisivos e radiofónicos sobre Língua Portuguesa e é cronista na Revista Visão (edição digital), integrando a Bolsa de Especialistas. É autora e coautora de vários livros sobre Língua Portuguesa e Comunicação. Conta ainda com 12 anos de experiência como consultora linguística e formadora de Comunicação em diversas empresas e instituições.
Avatar photo

últimos artigos de Sandra Duarte Tavares (ver todos)

Scroll to Top