“Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza”

Rogério Faria Tavares, José Fernando Aparecido de Oliveira e o embaixador Lauro Moreira no lançamento do livro na sede da Academia Mineira de Letras (AML) | Crédito: Petrônio Souza


Lançado em Belo Horizonte, no mês de agosto, na sede da Academia Mineira de Letras (AML), entidade responsável pela sua idealização, o livro “Nos vinte e cinco anos da CPLP – Estudos em homenagem a José Aparecido de Oliveira e Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza” foi novamente apresentado ao público no dia 28 de setembro, dessa vez na sede da Embaixada de Portugal em Brasília, em cerimônia que reuniu vários integrantes do corpo diplomático acreditado no Brasil, sobretudo dos países da chamada ‘lusofonia’, além de intelectuais, professores, jornalistas e de membros da AML residentes no Distrito Federal, como Danilo Gomes, Pedro Rogério Couto Moreira e Ronaldo Costa Couto. Editado pela Del Rey, do excelente Arnaldo Oliveira, o volume foi organizado por mim e pelo embaixador Lauro Moreira, atual presidente do Observatório da Língua Portuguesa e o primeiro titular exclusivo da representação brasileira junto à CPLP.

Anfitrião da noite, o embaixador português Luís Faro Ramos destacou a importância da língua portuguesa no mundo, o seu vigoroso ritmo de crescimento, em particular nos países africanos, e a necessidade de ampliar a sua presença global, especialmente no âmbito das reuniões de trabalho das organizações internacionais de caráter universal, como as Nações Unidas. Antigo dirigente do Instituto Camões, Faro Ramos igualmente relembrou o papel crucial da Literatura e dos escritores no processo de valorização e difusão do idioma, citando o imenso Luís Vaz de Camões e os mineiros Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa. Afeito à poesia, o embaixador concluiu seu pronunciamento recitando belos versos do pernambucano Manuel Bandeira.

Falando em nome da família, Maria Cecília Aparecido de Oliveira rememorou os pontos fundamentais da trajetória biográfica de seu pai, José Aparecido, o principal idealizador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, finalmente instalada em 1996. Ousado e pioneiro, ele também foi o articulador da criação da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, do Fórum Nacional dos Secretários da Cultura e do Ministério da Cultura. Em notável discurso, Maria Cecília ainda destacou os valores que nortearam a carreira política de José Aparecido, como o seu apreço pela Educação, pela preservação do patrimônio histórico e artístico nacional, pela Democracia e pelos Direitos Humanos.

Manifestando-se em nome dos autores que participaram da publicação, o embaixador Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão focalizou o modo como funciona a CPLP, basicamente orientado pelo que ele chamou de ‘consenso construtivo’, ao contrário de outras organizações, cuja pauta vive constantemente bloqueada pelo terrível ‘consenso destrutivo’, que impede o avanço de suas realizações.

Desde já considerada obra de referência, indispensável a todos os que pesquisam o tema, “Nos vinte e cinco anos da CPLP” agora será lançada no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro, na Livraria Argumento, sob os auspícios de Laura e Marcos Gasparian. A noite de autógrafos em Lisboa deverá realizar-se em fevereiro de 2023, em mais uma oportunidade para divulgar a todos a relevante contribuição da comunidade ao mundo lusófono.

 

* Sobre o autor: Jornalista. Doutor em literatura. Presidente da Academia Mineira de Letras
Subscreva as nossas informações
The following two tabs change content below.
Imagem do avatar

Rogério Faria Tavares

Rogério Faria Tavares nasceu em Minas Gerais, Brasil, em 1971. É jornalista, mestre em Direito Internacional e Doutor em Literatura. Tem o Diploma de Estudos Avançados em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madri. Está no segundo mandato como presidente da Academia Mineira de Letras. É membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Pen Clube do Brasil.
Scroll to Top