Caros amigos,
Há dias partilhei uma crónica do José Paulo Cavalcanti que foi apreciada por muitos amigos. Porque ele não é muito conhecido em Portugal, ocorreu-me acrescentar agora esta entrevista dele com Jô Soares quando foi publicada no Brasil a biografia de Fernando Pessoa, da autoria do José Paulo. Um impagável contador de histórias, vale a pena apreciar o seu minucioso conhecimento da vida de Pessoa revelado nesta entrevista. De registar também o interesse de Jô Soares por Pessoa.
Recordo que o José Paulo Cavalcanti foi ministro da Justiça no governo de José Sarney e é um apaixonado por Lisboa. Volta e meia aparece lá, mais a sua Letícia. É um grande advogado, mas a sua grande paixão é a literatura. Há meses tomou posse da sua cadeira na Academia Brasileira de Letras.
Um abraço do
Onésimo
The following two tabs change content below.

Onésimo Teotónio Almeida
Onésimo Teotónio Pereira de Almeida - Natural de S. Miguel, Açores, é doutorado em Filosofia pela Brown University em Providemce, Rhode Island (EUA).
Nessa mesma universidade é Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, bem como no Center for the Study of the Early Modern World e no Wayland Collegium for Liberal Learning.
Autor de dezenas de livros. Alguns dos mais recentes: Despenteando Parágrafos, A Obsessão da Portugalidade, e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão, na área do ensaio. Em escrita criativa: Livro-me do Desassossego, Aventuras de um Nabogador e Quando os Bobos Uivam.
Co-dirige as revistas Gávea-Brown, Pessoa Plural e e-Journal of Portuguese History bem como a uma série de livros sobre temática lusófona na Sussex Academic Press, no Reino Unido.
É membro da Academia da Marinha, da Academia das Ciências e doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.

últimos artigos de Onésimo Teotónio Almeida (ver todos)
- A questão da origem do nome “Brasil” - 26 de Setembro, 2023
- Eduardo Lourenço – o legado do seu olhar sobre nós - 13 de Setembro, 2023
- Calçada portuguesa, Ponta Delgada, Açores - 1 de Janeiro, 2023
- Revisitação à origem do nome “Brasil” - 7 de Dezembro, 2022