Preposições em ação é um livro constituído por 34 unidades, que tem como objetivo principal a aquisição, estudo e prática das principais preposições e locuções prepositivas da língua portuguesa.

As preposições são palavras invariáveis e sem autonomia sintática; subordinam substantivos, grupos nominais, adjetivos, grupos adjetivais, advérbios, grupos adverbiais, pronomes e verbos no infinitivo pessoal.

As locuções prepositivas são formadas por duas ou mais palavras e formam um grupo sintaticamente indivisível. A última palavra é sempre uma preposição (em vez de, junto a).

Preposições em ação está concebido numa perspetiva de evolução na aquisição da língua, tendo em conta o momento de aprendizagem em que se encontra o utilizador, e destina-se a um público jovem e adulto, desde os níveis A1 até C2. Também se destina a utilizadores de Português Língua Materna.

Assim, nas primeiras unidades, os conteúdos expostos estarão relacionados com uma fase mais inicial de contacto com a língua, estando os exemplos, exercícios e textos apresentados de acordo com esse momento de proficiência do aprendente.

Ao longo das unidades, são apresentados aspetos mais complexos na utilização e comportamento das preposições e locuções prepositivas na frase.

A questão do uso das preposições e locuções prepositivas na aquisição da língua portuguesa é fundamental para uma comunicação correta e eficaz, mas levanta bastantes dificuldades a falantes não nativos.

Ao longo dos últimos anos, na experiência das autoras enquanto docentes na área de Português como Língua Estrangeira (PLE) e autoras de manuais, a escassez de materiais didáticos nesta área específica da língua tem-se revelado notória. Deste modo, Preposições em ação vem colmatar essa necessidade, e tem como objetivo ser um instrumento de trabalho prático e útil para quem ensina e para quem aprende.

Preposições em ação é um livro que permite um estudo e aprendizagem autónomos ou em aula, pois possui soluções para todos os exercícios propostos.

Partilhar