25, 26 e 27 de outubro de 2018

York University, Faculty of Liberal Arts & Professional Studies – Toronto/Canada

Website oficial – http://portuguese.dlll.laps.yorku.ca/conference-2018/

Num mundo de superdiversidade, de movimentos migratórios e transformações tecnológicas, sociais, políticas e económicas aceleradas, o português tem assumido uma posição global. Esta realidade manifesta-se nitidamente no ambiente digital, em grande parte devido ao crescimento constante das comunidades lusófonas pelo mundo e à intensificação das suas relações.

O português emerge, talvez agora com mais consciência, como unificador, a vários níveis, entre países onde é língua oficial e as suas comunidades na diáspora, tendentes também a alguma aproximação baseada na língua comum. Além disso, a língua portuguesa tem despertado como valor agregado para a comunicação transnacional na nova economia globalizada, como fica evidente pelo incremento de oferta de seu ensino na Ásia e na América Latina.

O mundo lusófono tem criado internamente várias estruturas de congregação a diferentes níveis (Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Observatório da Língua Portuguesa, para só destacar algumas), que têm aumentado as sinergias e os movimentos entre essas comunidades transnacionais, projetando a visibilidade da lusofonia para patamares internacionais mais elevados.

Este Encontro Internacional pretende reunir investigadores de diversas disciplinas interessados neste mundo lusófono, cujas pesquisas se afiliem em áreas agregadas na Faculty of Liberal Arts & Professional Studies da York University – incluídas nos domínios vastos das Ciências Sociais e das Humanidades –, com a possibilidade também de acolher contributos de outras áreas.

Este Encontro propõe-se, justamente, no seio de uma das cidades mais multiculturais do mundo, como é Toronto, onde várias comunidades provenientes de países e regiões lusófonos – como Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Macau, Goa – portadoras e criadoras de cultura(s) transnacionais, coabitam harmoniosamente no tecido cultural canadiano.

Realizar-se-á na Faculdade que é icónica e a mais numerosa, no Canadá, nas áreas que congrega. Será, assim, anfitriã uma das duas únicas universidades canadianas, a York University, a oferecer licenciatura (BA ou Honours Minor) em Portuguese and Luso-Brazilian Studies, programa que celebra dez anos de existência em 2018. Saiba mais.

close
Subscreva as nossas informações
Partilhar