8 March 2021
Biblioteca da Fundação Fernando Leite Couto

Prémio Literário Fernando Leite Couto

Maputo, 12 abr (Lusa) – Um novo prémio vai passar a distinguir a literatura em Moçambique, numa iniciativa da Fundação Fernando Leite Couto, anunciou hoje a instituição.

“O Prémio Literário Fernando Leite Couto pretende ser uma janela e um novo alento para que mais autores, sobretudo jovens, despontem para a literatura moçambicana”, anunciou a fundação, em comunicado.

O lançamento do prémio está marcado para 20 de abril, na sede da fundação, em Maputo, e a distinção, que será atribuída anualmente, vai alternar entre a poesia e a prosa.

Para a estreia “foi escolhida a poesia, género de eleição de Fernando Leite Couto, patrono da Fundação e homem que em vida se dedicou ao jornalismo e à literatura” em Moçambique.

O prémio visa distinguir autores sem nenhum ou com apenas um livro publicado no período de dois anos até ao mês do anúncio do vencedor, que nesta primeira edição será setembro.

Ao vencedor será atribuído um valor pecuniário de 150 mil meticais (cerca de 2100 euros) e a edição do seu livro pela Fundação Fernando Leite Couto.

A Fundação é um espaço de cultura inaugurado na cidade de Maputo em 2015 pela família de Fernando Leite Couto, que desta forma pretende continuar o seu legado.

LFO // EL – Lusa/fim

Também poderá gostar

Sem comentários

ARTIGOS POPULARES