4.º centenário da Batalha de Macau de Junho de 1622

COMEMORAÇÃO DO 4.º CENTENÁRIO DA BATALHA DE MACAU

17h00 – Conferência “No 4.º centenário da Batalha de Macau de Junho de 1622: o significado da derrota holandesa, um acontecimento determinante para a permanência de Portugal no Extremo Oriente, conforme as versões do historiador militar Carlos Gomes Bessa e do historiador macaense Luís Gonzaga Gomes”.

Orador: Dr. Jorge A. H. Rangel, Presidente do Instituto Internacional de Macau e ex-presidente da Direcção e do Conselho Supremo da Sociedade Histórica.

Apresentação: Dr. José Ribeiro e Castro, Presidente da Direcção da Sociedade Histórica

  • ENTREGA DO PRÉMIO ABOIM SANDE LEMOS – IDENTIDADE PORTUGUESA

17:30 – Anúncio e apresentação do galardoado, Prof. Doutor Rui Ramos

17:40 – Entrega do Prémio

17:45 – Comunicação do Prof. Doutor Rui Ramos: “Porquê e como estudar História de Portugal”

  • EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

18:15 – Abertura ao público da Exposição “Portugal global: o olhar da fotografia”

A inauguração será feita pelo Presidente da Direcção da Sociedade Histórica, Dr. José Ribeiro e Castro, com a Curadora da Exposição, Ana Begonha.

A exposição, que integra trabalhos de 28 fotógrafos profissionais e amadores, pretende apresentar um retrato da diversidade cultural do país através de diferentes olhares sobre as suas comunidades, costumes, artes, paisagens ou fauna. Reúne uma selecção de 31 fotos de entre as publicadas entre 1 de Fevereiro de 2021 e 28 de Fevereiro de 2022, em páginas dedicadas no Instagram e no Facebook.

Estará patente de 23 de Junho a 29 de Julho de 2022. Uma organização da  Sociedade Histórica da Independência Portugal e da POUSIO, com o apoio do Diário de Notícias.

Esta sessão realiza-se na véspera de 24 de Junho, dia em que, no ano de 1128, se travou a Batalha de S. Mamede, ganha por aquele que viria a ser o nosso primeiro Rei. E tem por intenção o de assinalar esse primeiro marco da fundação de Portugal.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top