25 palavras que marcaram 2014

25 palavras que marcaram 2014

Preventiva

Uma espécie de nova vacina? Não: é nome de prisão e está associada à expressão “medidas de coação”. Para o juiz carlos alexandre, e no que se refere a sócrates, é remédio santo.

Oi

Forma de atender o telefone no brasil. ou forma de retirar valor à Portugal Telecom. Nome da empresa brasileira antes parceira e agora vendedora da pt. O mexilhão…

Avantajada

Da fama não se livram os deputados. E nós perguntamos: em que páginas do Facebook também podemos observar ‘raparigas avantajadas’?

Acometagem

Oato de ‘aterrar’ em cometas. A ESA conseguiu colocar o robô Philae num destes objetos celestes, o 67-p e isso requer uma palavra nova.

Cante

E encante, com a elevação desta expressão musical alentejana a património imaterial da humanidade.

Mexilhão

Quem se lixa é o dito. Mas o primeiro-ministro assegura que não foi o caso, durante a crise. A oposição, porém, aponta o dedo às lagostas.

Justiça

É cega mas teve os olhos bem abertos, em 2014. O colarinho branco começa a ficar um bocado surrado.

Tecnoforma

Uma nova maneira de manter a linha? Longe disso: tem a ver com o passado profissional de Passos Coelho e mete despesas de representação. E ainda estamos para saber se o primeiro-ministro saiu da forma.

Esquerda

Volver? Vamos sabê-lo para o ano. para já, está cheia de movimento. ou movimentos.

Fatura

Foi preciso o acordo ortográfico tirar-lhe o ‘c’ para a andarmos a pedir em tudo o que é sítio.

Striptease

Neste caso, o bancário. Passos Coelho recusou fazê-lo, mas a oposição achou o primeiro–ministro demasiado pudico.

Ébola

Não é a ébola augusta mas tornou-se uma espécie de imperador dos vírus mortais. Arrasou uma parte de áfrica mas o mundo continua a assobiar para o lado.

Vapear

Pode um condenado à morte pedir o último ‘vapeio’ como antes pedia o último cigarro? O cigarro eletrónico veio para substituir o tabaco mas faz ainda mais fumarada.

Legionela

A bactéria foi uma espécie de ‘ébola português’ e matou muitas pessoas, sobretudo no surto de vila franca de xira. Mas foi controlada rapidamente.

Corrupção

Anda nas bocas do mundo. Ninguém a pratica, mas ela aparece feita. Uns são presos, outros são arquivados. Mas a justiça é cega – onde é que já ouvimos isto?

Taxinhas

São impostos pequeninos, no dizer do ministro da Economia, Pires de Lima. E quem gosta de os aplicar, são impostos pequeninos, no dizer do ministro da economia, Pires de Lima. E quem gosta de os aplicar, acrescenta, é António Costa.

Triplete

Diz-se mais em Espanha mas o Benfica deu-lhe uso, ganhando a Liga, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. De qualquer forma, espanhol é o que mais se fala, na Luz.

Citius

Tem nome de centurião romano dos livros do Astérix, mas tornou-se um ‘bug’ informático que paralisou os tribunais. “Sinto-me tão fraquinha, Panoramix” – podia ter dito a ministra da Justiça

Fracking

Uma técnica para transformar em energia o gás de xisto. Ponham-se a pau, aldeias históricas de portugal.

Desculpa

Primeiro foi a ministra da Justiça, depois o ministro da Educação. Ambos pediram perdão por erros cometidos. uma nova forma de comunicação.

Instagram

Tem nome de medicamento, mas foi a rede social que mais cresceu em 2014. Uma receita de sucesso.

Jihadista

Foram sempre os combatentes do islão, mas este ano tornaram-se um sinónimo de militante do ISIS, ou Estado Islâmico. E há lá portugueses…

Gold

É a palavra inglesa para ‘ouro’ e a palavra portuguesa para “vistos”.

Primárias

Podia referir-se às escolas, mas tem a ver com eleições internas no PS. António Costa foi eleito por militantes e simpatizantes ‘candidato a primeiro ministro’. Os socialistas retiraram ensinamentos.

Tição

É o ‘petit nom’ do Tribunal Central de Instrução Criminal). Esse, que trata a ‘criminalidade complexa’ de que tanto se tem falado e de cujos processos o juiz Carlos Alexandre é, até agora, o único instrutor.

… e 10 novas

Desde setembro que novas palavras são inventadas por um ‘redator comercial’ de 31 anos, que não quer mostrar a cara. A sua página no facebook, hoje tem mais de 13 mil gostos

Totobolso

s. m. | Dinheiro que aparece de surpresa na algibeira de um casaco que não usamos há muito tempo.

Apneia moral

Suspensão temporária de convicções e valores que nos leva a concordar com taxistas em assuntos como política, futebol ou imigração.

Palestinar

v. | Adiar uma conversa importante e muito difícil até o tema se tornar impossível de resolver.

Cangurismo

s. m. | Ir passar férias à casa dos pais, com cama, comida e roupa lavada.

Fantasmar

v. | Sair de uma festa sem dizer adeus a ninguém.

Paralélia

s. f. | Quando a pessoa de quem nos acabámos de despedir vai na mesma direção que nós.

Pinguinar

v. intr. | Pequena caminhada com as calças pelos tornozelos para ir buscar um rolo de papel higiénico novo.

Organidrama

s. m. | Problemas de hierarquia dentro de uma empresa ou instituição. Quando alguém quer ser promovido e não consegue. Quando alguém é promovido sem saber porquê.

Astrolábia

s. f. | Capacidade de argumentação desenvolvida pelos portugueses a partir do século xv que sobrevive nos dias de hoje como ‘chico-espertice’.

Redesdizer

v. | Fazer um desmentido a um desmentido.

Fonte: VISÃO

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top