Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna: 21 de Fevereiro

 

As línguas maternas têm um papel fundamental em nossas vidas, pois são o meio pelo qual verbalizamos o mundo pela primeira vez, sendo as lentes pelas quais começamos a entendê-lo. O Dia Internacional da Língua Materna é o momento de reconhecer a importância destas e de nos mobilizarmos pelo plurilinguismo e pela diversidade linguística. 

As línguas maternas e a diversidade lingüística são elementos fundamentais para a identidade das pessoas.  Como fontes de criatividade e meios para a expressão cultural, elas também são importantes para a saúde das sociedades, além de serem fatores de desenvolvimento e crescimento. Hoje conhecemos a importância do ensino na língua materna para obtermos bons resultados de aprendizagem.  A instrução em língua materna é uma poderosa forma de lutar contra a discriminação e para que o conhecimento alcance as populações marginalizadas. Como verdadeiros mananciais de conhecimento, as línguas também são o ponto de partida básico na busca por maior sustentabilidade no desenvolvimento e para criar relações mais harmônicas com o meio ambiente e com as mudanças. 

O plurilinguismo enseja oportunidades maravilhosas para o diálogo, que é tão necessário para o entendimento e a cooperação. As línguas maternas convivem em harmonia com a aquisição de outras línguas. Um espaço linguístico plural permite compartilhar a riqueza da diversidade, acelerando o intercâmbio de conhecimentos e experiências. Este foi um dos principais temas de 2010, o Ano Internacional para Aproximação das Culturas. A partir da língua materna, o aprendizado de outros idiomas deve ser uma das altas prioridades da educação no século XXI. 

Ao mesmo tempo, podemos redobrar nossos esforços para apoiar o desenvolvimento equilibrado da tradução, como um canal para trazer a todos a grande diversidade de conhecimentos e experiências que surge em todo o mundo. 

O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2011 diz respeito ao uso das tecnologias da informação e da comunicação para proteger e promover as línguas e a diversidade linguística. 

As línguas oferecem o suporte lógico para o uso das tecnologias da informação e da comunicação que, por sua vez, representam uma nova fronteira para promover a diversidade linguística. A UNESCO tem o compromisso de promover o plurilinguismo na Internet. Essas metas norteiam o trabalho da UNESCO com a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números. 

As tecnologias inovadoras também oferecem novas formas de acompanhar, analisar e aprender idiomas. O sucesso da edição on-line do Atlas da UNESCO de Línguas em Perigo no Mundo mostra o poder da Internet para mapear a situação das línguas e do plurilinguismo, e sensibilizar o público sobre esta questão. 

As tecnologias da informação e da comunicação podem ser particularmente importantes na promoção das línguas maternas. Nós devemos aproveitar o poder do progresso para proteger as diferentes visões do mundo e promover todas as fontes de conhecimento e formas de expressão. São esses os fios que tecem a trama da história da humanidade. A inovação, a flexibilidade e a interação social, que estão no cerne das novas tecnologias de informação e comunicação, podem apoiar essas metas. Neste Dia Internacional da Língua Materna, assumamos o compromisso de trabalharmos juntos nesta direção.

Partilhar