UCCLA acolheu Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora

O X Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, organizado pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, decorreu nos dias 29 e 30 de junho, na UCCLA.
A sessão de abertura contou com as intervenções do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, do presidente da Casa de Moçambique, Enoque João, do presidente da Matriz Portuguesa, João Micael, e do curador dos Encontros, Delmar Maia Gonçalves.
No evento o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, foi condecorado como novo membro honorário. Foram, também, condecoradas as seguintes personalidades: Ananias Sigaúque (Ministro Conselheiro na Embaixada da República de Moçambique em Portugal), Waldemar Bastos (músico), Celina Pereira (cantora), José Carlos Fernández, João Couvaneiro, Tony Tcheka (escritor), Manuel Araújo, Lopito Feijóo, Olinda Beja, Carmen Filomena, Didi Mestre, Isabel Carreira e Zeca Caliate Maguaia.
Na sessão de abertura Vitor Ramalho salientou a projeção e o impacto que a língua portuguesa tem à escala mundial, como a “língua de todos nós e que cada dia nos enriquece” mais.
João Micael destacou a língua portuguesa como uma marca da lusofonia.
Delmar Gonçalves salientou o papel desempenhado pelo Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora como uma organização “apartidária e independente”.
Iremos disponibilizar a gravação áudio do evento.
Foram homenageados as seguintes individualidades: Waldemar Bastos, Gisela Ramos Rosa, Manuel Araújo, Lívio de Morais, Carmen Maciel, Isabel Lourenço e Isaley.
O encontro teve como objetivo dar a conhecer a cultura moçambicana no estrangeiro e a presença de autores moçambicanos na diáspora, assim como fortalecer as relações entre autores e especialistas literários moçambicanos e portugueses. A iniciativa serviu, igualmente, para estudar formas de intercâmbio e de cooperação entre os escritores, poetas e intelectuais moçambicanos na diáspora e os residentes em Moçambique.
Além de lançamentos de livros e leituras de poesia, o programa do encontro contou com a realização de debates e conferências sobre vários temas, destacando-se “Literatura Moçambicana”, “Literaturas Lusófonas”, “Relações Interculturais Lusófonas”, “Literatura, Criação, Intercâmbio e Lusofonia” e “Universalismo e Encontros com o Mundo”.
O encontro contou com o apoio da UCCLA, Embaixada de Moçambique, Observatório da Língua Portuguesa e Fundação Millennium BCP e terá a cobertura da RDP ÁFRICA, RTP ÁFRICA e a KURIAKOS TV.
Publicado em 30-06-2017
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top