tetro Massachutes

Teatro: A experiência portuguesa em Massachusetts nos anos 1930

Fall River, 28 abril (Lusa) – Dez anos depois da estreia, “Through a Portagee Gate”, uma peça sobre a experiência portuguesa em Massachusetts nos anos 1930, volta aos palcos dos EUA este fim de semana no Bristol Community College, em Fall River.

A peça conta a história de José, um sapateiro de Setúbal que emigra para os EUA em 1915, e do seu filho, Carlos, conhecido como Charlie, que é professor na Califórnia e herdou os talentos do pai, mas nega as raízes portuguesas.

O jovem, que narra a história, acaba por se tornar amigo de um funcionário da sua escola que fala português, tornando-se seu confidente, e decidindo regressar a New Bedford para visitar o pai uma última vez.

A peça é autoria da americana Patricia A. Thomas, que adotou as memórias com o mesmo título do imigrante português Charles Reis Felix.

Com produção do Culture Park Theatre, pode ser vista no centro de artes Margaret L. Jackson até segunda-feira.

Na semana seguinte, poderá ser vista, no Luso Centro, em Fall River, a 04 de maio, e dois dias depois no festival Viva Portugal, em New Bedford.

Dirigida por Patricia A. Thomas, a peça inclui os atores John Costa, Richard Pacheco, José Felix e Nancy Leary e ainda alunos e professores do Bristol Community College.

Em 2007, a peça foi uma comissão do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts, onde foi exibida pela primeira vez, e realizou mais tarde uma tournée pelos países da Commonwealth, vindo a ser integrada em antologias de literatura luso-americana.

Charles Reis Felix, o imigrante cujas memórias inspiraram a peça, morreu em janeiro na Califórnia e faria 94 anos esta semana.

AYS // TDI – Lusa/Fim

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES