Semana cultural da China e países lusófonos regressa a Macau no final de outubro

Macau, 17 out (Lusa) – A oitava Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, que se realiza em Macau desde 2008, arranca a 24 de outubro e volta a juntar teatro, gastronomia, arte contemporânea, dança e música de vários continentes.

Do cartaz deste ano fazem parte concertos no Largo do Senado, no coração de Macau, de grupos e artistas de Portugal (HMB), Cabo Verde (Os Tubarões), Angola (Don Kikas), Timor-Leste (Knanakuk Timor), Goa, Damão e Diu (latin Connection), Moçambique (Os Garimpeiros), Brasil (Margareth Menezes), Guiné-Bissau (Tino Trimó), São Tomé e Príncipe (Tonecas Prazeres) e China (Kunming Folk Art Troupe).

Antes de subirem ao palco no Largo do Senado, todos estes artistas (com exceção do grupo da China) vão atuar também, de 21 a 23 de outubro, na Festa da Lusofonia de Macau.

Além da música, a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa de Macau volta a integrar, pelo terceiro ano consecutivo, uma mostra de teatro de países e territórios lusófonos.

Mais uma vez, a mostra integra quatro companhias de quatro países lusófonos e uma de Macau.

Assim, este ano passarão pelo edifício do antigo tribunal de Macau o Grupo Teatral Henriqueartes, de Angola, com a peça “Passageira 640”, o Núcleo Vinícius Piedade & Cia., do Brasil, com “Cárcere”, a Juventude em Marcha, de Cabo Verde, com “Preto no branco”, Os Fidalgos, da Guiné-Bissau, com “Mistida”, e um grupo de teatro da Escola Portuguesa de Macau, Band’arte, com “Na terra dos sonhos”, uma adaptação de “Peter Pan”.

Quanto à arte contemporânea, esta semana cultural integra três exposições, de Jorge Martins, de Portugal, de Alfeo Sanches, de Timor-Leste, e de Célia do Rosário, de Macau.

Todas as exposições decorrerão entre 24 de outubro e 13 de novembro, na Galeria de Exposições da Avenida da Praia, na Casa de Nostalgia da Avenida da Praia e na residência do cônsul de Portugal em Macau.

A mostra de artesanato poderá ser vista na Feira do Carmo e a mostra de gastronomia “Sabores do Mundo” decorrerá num restaurante da Torre de Macau.

A Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa é organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), sendo coorganizadores o Instituto Cultural de Macau e o Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais da cidade. Conta ainda com a colaboração das associações das comunidades lusófonas que existem em Macau.

MP // VM – Lusa/Fim8-semana-cultura-poster-1

 

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top