Escola Portuguesa de Macau
Escola Portuguesa de Macau

Macau avança este ano com turmas bilingues em duas escolas públicas

Macau, China, 14 fev (Lusa) – Os serviços de educação de Macau vão criar, no ano letivo 2017/2018, pela primeira vez, turmas bilingues em duas escolas públicas, como meio de incentivar a formação de quadros que dominem o português e o chinês, foi hoje anunciado.

Segundo um comunicado da Direção de Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), “com o intuito de formar prioritariamente talentos bilingues excelentes para o Governo da Região Administrativa Especial de Macau”, está planeada a criação de “uma ou duas turmas em português e chinês”, no primeiro ano do ensino primário e do secundário na Escola Oficial Zheng Guanying, e no primeiro ano do ensino primário na Escola Primária Luso-Chinesa da Flora.

A criação de novas turmas será estendida anualmente até ao terceiro ano do ensino secundário complementar, explica a DSEJ.

Estas turmas, diz o comunicado, “poderão quebrar a metodologia de ensino tradicional, adotando uma conceção curricular e pedagógica flexíveis, com línguas veiculares de mandarim e português”. Além disso, “as escolas disponibilizarão currículos e medidas complementares especiais para alunos principiantes de português e inscritos nas turmas bilingues do primeiro ano do ensino secundário geral, fundando neles as bases da língua portuguesa”.

Desta forma, a DSEJ espera que os finalistas destas turmas tenham melhores condições para continuar os seus estudos no ensino superior “relacionados com as línguas chinesa e portuguesa”, apontando como exemplos os cursos de direito, tradução e interpretação, relações externas, administração pública, entre outros, “de modo a contribuírem em prol da construção de Macau”.

Apesar de português e chinês serem línguas oficiais – e toda a máquina administrativa funcionar nos dois idiomas – são poucos os residentes de Macau que dominam as duas línguas.

ISG // VM – Lusa/Fim

Também poderá gostar


Um comentário
  • Macau avança este ano com turmas bilingues em duas escolas públicas | Rascunho Partilhado
    15 Fevereiro 2017 at 18:20 -

    […] Fonte: Macau avança este ano com turmas bilingues em duas escolas públicas […]

  • ARTIGOS POPULARES