Avião CPLP Lingua Portuguesa

Lei que facilita entrada no Brasil a estudantes da CPLP entra em vigor na segunda-feira

Brasília, 29 abr (Lusa) – O acordo para facilitar a circulação dos estudantes dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP), ratificado a 05 de abril pelo Presidente brasileiro, Michel Temer, entra em vigor na segunda-feira no Brasil.

O acordo que facilita a aquisição de vistos para estudantes nascidos nos países da CPLP foi aprovado no ano passado pelo Senado (câmara alta parlamentar), e já tinha sido ratificado noutros países do bloco lusófono, como Portugal, Cabo Verde e Timor-Leste.

O Presidente do Brasil, Michel Temer, ratificou o documento a 05 de abril durante uma cerimónia no Palácio do Planalto, em Brasília.

“Com este instrumento estamos facilitando a circulação dos estudantes da CPLP. É uma medida que favorecerá o desenvolvimento económico, educacional, técnico e social de outros países”, disse Temer na cerimónia de assinatura, que reuniu embaixadores e integrantes da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da CPLP.

“No cenário internacional, há uma tendência isolacionista, mas a nossa resposta é mais integração, mais cooperação e mais diálogo. O Brasil abre-se ao mundo com maior significação (…) Na busca de um futuro melhor, mais particularmente para o mundo lusófono, nada mais auspicioso do que facilitar a circulação dos nossos jovens”, acrescentou Michel Temer.

O chefe de Estado brasileiro também exaltou a diversidade dos cidadãos dos países de língua portuguesa afirmando que espera que os jovens da comunidade sejam “líderes do respeito a diversidade e da tolerância, que são marcas do Brasil e de todos os integrantes da CPLP”.

O Brasil assumiu a presidência rotativa da CPLP (composto por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial) em outubro do ano passado.

CSR (CYR) // VM – Lusa/Fim

Leia também:

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES