Lançamento de livro de Annabela Rita

A Prof. Doutora Annabela Rita é membro do Conselho Diretivo do OLP-Observatório da Língua Portuguesa

Vila Viçosa, 19 nov 2019 (Ecclesia) – A obra «Sfumato. Figurações in hoc signo» de Annabela Rita vai ser apresentada dia 07 de dezembro, às 11h30, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Vila Viçosa), Arquidiocese de Évora.

A obra tem o patrocínio Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia, pois perscruta o culto mariano na modelação da identidade portuguesa. Na contracapa, prefaciador e posfaciador assim o apresentam:

“Vinda dos Estudos Literários para outros campos conexos do pensar a Arte e a Cultura, a autora de Sfumato conhece bem os atributos da Imaginação, a valência criativa que o Romantismo lhe reconheceu e legou à Modernidade e o alcance científico que a epistemologia pós-positivista lhe conferiu na nossa contemporaneidade (com Poper, Lakatos, Kuhn, etc.). Além disso, convive persistentemente com as múltiplas facetas do Imaginário como domínio antropológico, que as artes e a literatura desde sempre exploraram e de que continuam a alimentar-se. Consequentemente, Annabela Rita retoma, de livro para livro, a visitação aos espaços e tempos do Imaginário, e recomeça com inteligência imaginante a demanda de novas iluminações da natureza humana que na História se oculta, se insinua, se anuncia, se cifra ou se revela.”

José Carlos Seabra Pereira (do Prefácio “Variações in hoc signo”)

“Saudamos e felicitamos pela dimensão visionária desta obra, Annabela de Carvalho Vicente Rita, personalidade destacada dos estudos literários em Portugal, Especialista nos escritores de maior relevo da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos, em que avultam os seus ensaios inovadores sobre Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Agustina Bessa-Luís, Sofia de Melo Breyner, Casimiro de Brito, Teolinda Gersão, Ana Hatherly, entre outros.”

Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho, Arcebispo de Évora (do Posfácio “Buscando no sfumato figurações in hoc signo”)

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top