Jorge Couto, historiador: ‘A História do Brasil começa há 11 mil anos’

Por Amanda Prado,

O que me provocou verdadeiro espanto foi o fato de a História do Brasil começar, em quase todos os manuais, em 1500, porque isso não corresponde, de todo, a uma verdade histórica. Os índios estavam aqui antes de os portugueses chegarem. Isso é um fato. A História do Brasil começa pelo menos há 11 mil anos.

(…)

Um aspeto que considero dos menos conhecidos e valorizados na História do Brasil é o domínio técnico que se adquiriu pelo fato de, entre 1808 e 1821, o Rio de Janeiro ter desempenhado um papel único de governar um império ultramarino que o país nunca mais teve. A partir da cidade, governou-se um império que se estendia da Europa, passava pela África e, naturalmente, pela América, depois por territórios portugueses da Ásia.

Por que considera esse período tão importante?

Foi exatamente nesse momento que o reino do Brasil atingiu o máximo da sua expansão territorial, do Amazonas à antiga região do Prata. Durante bom tempo, ao ter que lidar comercialmente com os quatro continentes, o Brasil ganhou uma vantagem competitiva importante. Nesse contexto, o Brasil é incomparável a qualquer outra monarquia europeia em domínios coloniais. Primeiro, por receber a corte e a sede do governo. Segundo, porque, com a família real aqui, o Rio reproduziu a estrutura institucional e jurídica do que havia em Lisboa, e acabou ganhando um papel de centralidade política que nenhuma capitania do Brasil ainda tinha desempenhado. Leia o artigo completo.

Subscreva as nossas informações
Scroll to Top