Finalistas do Prémio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa

São Paulo, 18 nov (Lusa) – A lista de dez finalistas do Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa é anunciada hoje, pelo instituto Itaú Cultural, em São Paulo, Brasil

O livro de poesia de Matilde Campilho, “Jóquei”, e os romances “Galveias”, de José Luís Peixoto, e “Não é meia-noite quem quer”, de António Lobo Antunes, estão entre os 50 semifinalistas, revelados no passado mês de outubro.

No que toca à literatura portuguesa, entre os semifinalistas contam-se igualmente “139 epigramas para sentimentalizar pedras”, livro de poesia do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, e os romances “O pecado de Porto Negro”, de Norberto Morais, e “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”, de Gonçalo M. Tavares.

O prémio do instituto Itaú Cultural, que veio substituir o Prémio Portugal Telecom, repartiu a lista das 50 obras semifinalistas, pelas categorias de poesia, romance, conto e crónica. Este ano, serão assim atribuídos prémios a “quatro livros de criação literária em língua portuguesa”.

Entre os títulos inscritos para o prémio estão também “A rainha ginga”, do escritor angolano José Eduardo Agualusa, e “Mulheres de cinzas”, do moçambicano Mia Couto.

“Escuta”, de Eucanaã Ferraz, “Outro silêncio”, de Alice Ruiz – ambos de poesia -, e o romance “A resistência”, de Julián Fuks, figuram entre os semifinalistas da literatura brasileira.

O prémio Oceanos, que cumpre a segunda edição, depois da extinção do Prémio Portugal Telecom, distingue as melhores obras de escritores lusófonos publicadas no Brasil.

No ano passado, o prémio foi atribuído ao escritor brasileiro Silviano Santiago, 80 anos, pelo romance “Mil Rosas Roubadas”.

SS (MAG) // MAG – Lusa/fim
Subscreva as nossas informações
Scroll to Top