MANJERICOS FOTO ANTONIO COTRIM/LUSA
MANJERICOS FOTO ANTONIO COTRIM/LUSA

Capital do samba brasileiro acolhe segunda edição da Festa dos Santos Populares Portugueses

Rio de Janeiro, Brasil, 09 jun (Lusa) – A cidade brasileira do Rio de Janeiro recebe este fim de semana a segunda edição da festa dos Santos Populares Portugueses, inserida nas comemorações do 10 de junho, dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas.

Depois do sucesso da estreia do evento no ano passado, que levou mais de 15 mil pessoas à Praça XV, localizada no centro do Rio de Janeiro, a festas decorre numa área de 5 mil metros quadrados no cais do Porto da cidade, o Armazém da Utopia.

A portuense Connie Lopes, idealizadora do projeto que trouxe esta festa ao Brasil, explicou, em entrevista à Lusa, que a organização retoma a ideia original de “mostrar que as comemorações das festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses”.

“É uma oportunidade de mostrar as tradições, mas também fazer uma feira bem democrática que mostre como é o Portugal contemporâneo”, explicou.

O cantor Alceu Valença, um dos ícones da cultura popular brasileira, abrirá a parte musical da festa nesta sexta-feira.

No encerramento, que será no dia 11 de junho, a fadista Ana Moura, que é considerada um dos maiores fenómenos da música portuguesa, fará uma apresentação no local.

Ana Moura já cantou no Brasil com Gilberto Gil e Crioulo e um dos seus maiores sucessos é o “Meu Amor Foi Para o Brasil”, do álbum de 2015. A cantora vem se destacando no cenário mundial por ter renovado o fado.

Os visitantes poderão ainda apreciar gastronomia portuguesa variada, desde sardinhas assadas na brasa a pastéis de nata. Haverá, também, uma grande variedade de rótulos dos famosos vinhos portugueses e cervejas, cafés, vinho do Porto e ginjinha.

Uma das novidades na programação será um debate sobre o humor luso-brasileiro, que vai juntar os atores e humoristas Bruno Nogueira (português) e Gregório Duvivier (brasileiro).

Connie Lopes contou que apesar de não estar na programação oficial existe a possibilidade de uma visita do Presidente Marcelo Rebelo já que o chefe de Estado português estará a cidade, onde irá ao navio-escola Sagres.

O navio está ancorado perto do armazém que recebe a festa e estará aberto a visitas.

O veleiro veio ao Brasil especialmente para participar da Festa dos Santos Portugueses, segundo a organização do evento.

CYR // PJA – Lusa/Fim

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES