LUSA: BRAGA: Aspeto da fachada da Reitoria da Universidade do Minho
LUSA: BRAGA: Aspeto da fachada da Reitoria da Universidade do Minho

BabeliUM – Centro de Línguas promove Cursos de Português Língua Estrangeira (PLE)

Criado a 26 de setembro de 2009, dia Europeu das Línguas, o BabeliUM – Centro de Línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho procura dotar a comunidade académica e a comunidade envolvente de competências de comunicação em línguas necessárias à vida num mundo cada vez mais globalizado. Assumindo-se como um centro de difusão de línguas e cultura, o BabeliUM procura estimular um ensino de qualidade assente na formação dos seus recursos humanos e na prestação de serviços a toda a comunidade.

Entre a variada oferta formativa disponibilizada pelo BabeliUM, é importante referir os Cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), direcionados para um público estrangeiro que procura aprender e/ou melhorar o seu nível de Português. De facto, a área do Português Língua Não Materna – Português Língua Estrangeira continua o seu percurso de consolidação e expansão que encontra justificação, por um lado, no crescimento da própria Universidade e na estratégia de internacionalização definida a nível da UMinho – a qual tem atraído um número cada vez maior de estrangeiros ao seio da comunidade académica – e, por outro, no valor intrínseco da língua portuguesa enquanto língua global e oficial de uma comunidade que compreende agora nove países, o que faz dela um idioma presente nos cinco continentes e um instrumento de comunicação de cerca de 261 milhões de falantes nativos (Fonte: Público/ Novo Atlas da Língua Portuguesa, segundo o Observatório da Língua Portuguesa, julho de 2016), classificando-se assim como a quarta língua materna mais falada no planeta, o que a torna uma ferramenta importante e diferenciadora no quadro da globalização mundial.

Os Cursos de PLE, que contam com vários níveis de aprendizagem, desde o nível A1, para iniciantes, até ao nível C1, um nível que já indicia proficiência linguística, apresentam três modalidades:

  • o Curso Anual, que decorre de outubro a maio, e que para além das aulas lecionadas possui um amplo programa de cariz cultural, com visitas de estudo e tertúlias;
  • o Curso Semestral, de outubro a dezembro e de março a maio, orientado essencialmente para alunos Erasmus e que são organizados como forma de concretizar a política de integração linguística dos estudantes estrangeiros que frequentam cursos de graduação e pós-graduação em ambos os Campi da UMinho;
  • e o Curso de Verão, um Curso em regime intensivo que decorre no mês de julho e que combina aprendizagem em contexto formal com técnicas de aprendizagem em contexto não-formal e informal.

No final dos diferentes Cursos, os participantes são avaliados de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, sendo-lhes atribuído um certificado comprovativo da assiduidade e dos níveis atingidos.

Atualmente, o BabeliUM tem abertas as inscrições para o 27.º Curso de Verão de Português Língua Estrangeira, que se vai realizar de 3 a 28 de julho de 2017. A formação tem uma componente letiva de 72 horas de aulas, acrescida de várias atividades culturais, como visitas de estudo ou tertúlias. O Curso é lecionado em três níveis de aprendizagem (A1/A2, B1/B1+ e B2/B2+) e visa dotar os participantes de competências linguísticas e dar a conhecer algumas vertentes da cultura portuguesa, como a gastronomia e o património histórico.

No âmbito das ofertas formativas em línguas estrangeiras, o BabeliUM promove este ano a 8ª Edição do “Verão das Línguas”, um amplo e diversificado programa de formação no mês de julho, dinamizando um espaço de formação multilingue e intercultural e demonstrando uma flexibilidade em ajustar a oferta formativa às necessidades do mercado empregador.

Durante os meses de junho e julho estarão disponíveis várias ofertas de línguas – Alemão, Árabe, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Russo e Japonês e Português Língua Gestual –, lecionadas por falantes nativos destes idiomas, com formação e experiência de docência. Os cursos decorrerão nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).

Os meses de Verão são ideais para se dedicar à (re-)qualificação de competências. Isto explica o êxito dos cursos intensivos, já com alguma tradição, junto das pessoas que precisam comunicar noutras línguas nos contextos mais variados: académico, laboral e empresarial.

Para obter mais informações ou proceder à inscrição, sugere-se o contacto com o BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas, no Campus de Gualtar, ou através do site babelium.ilch.uminho.pt, ou ainda dos e-mails babelium@ilch.uminho.pt / portbabelium@ilch.uminho.pt.

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES