Academia brasileira de Letras

“Academia é responsável pela defesa da língua portuguesa”, diz Arnaldo Niskier

Intelectual recebeu título de cidadão goianiense na Assembleia Legislativa

POR . 17/06/2017

A Academia Brasileira de Letras foi fundada no ano de 1897 pelo escritor Machado de Assis e o intelectual Joaquim Nabuco. Entre as funções que a Academia desempenha estão a manutenção da língua portuguesa e a luta pela preservação dos escritores brasileiros. Durante os 120 anos de Academia vários escritores e incentivadores da literatura brasileiro ocuparam alguma cadeira da instituição. Arnaldo Niskier é um dos atuais membros da Academia. Escritor, jornalista e educador Arnaldo ocupa a cadeira 18 do patrono João Francisco Lisboa já faz 30 anos.

Recentemente o escritor foi homenageado no Estado recebendo o título de cidadão goianiense. Em entrevista ao Diário da Manhã, Arnaldo contou sobre a situação atual da academia, falou sobre educação, crítica literária e outros assuntos ligados à língua portuguesa. Confira abaixo a entrevista.

DM Revista–Qual a importância da Academia Brasileira de Letras na conjuntura brasileira?

Arnaldo Niskier–Basicamente a Academia é responsável pela defesa da língua portuguesa. Isso consta no artigo primeiro do estatuto elaborado por Inglês de Souza com apoio de Machado de Assis e Joaquim Nabuco. A preocupação maior da academia e dos acadêmicos é a defesa da língua portuguesa e sau valorização no conceito nacional. Por isso se fez um acordo de unificação com as outras nações lusófonas porque nós temos que ter uma língua escrita de uma só maneira para que a gente possa ter presença na organização das Nações Unidas. Ler o artigo completo (DM)

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES