A língua portuguesa deixa de ser língua de trabalho na Cúria Romana.

O cardeal-patriarca de Lisboa recorreu esta segunda-feira aos mais de 160 milhões de católicos no Mundo que falam português para contestar a decisão da Cúria Romana de afastar a língua portuguesa, uma das oficiais da Congregação para a Causa dos Santos.

D. Manuel Clemente garantiu ao CM que irá defender a continuidade da língua portuguesa no Vaticano, dando conta de que a estratégia será definida pela Conferência Episcopal Portuguesa.

No Mundo existem 1254 milhões de católicos, dos quais 315 milhões vivem em países onde o castelhano é a língua oficial. Depois vem o português, falado por 160 milhões de católicos.

A Cúria Romana afasta o português por ser muito complicado e aconselha a que a redação das sínteses dos processos de futuros santos sejam redigidas só em italiano, espanhol, inglês, francês e latim. Reconhece, ainda, que “o país tem apenas 20 dioceses, muito menos do que no Brasil”.

Ler o artigo completo (Correio da Manhã)

Foto LUSA: Imagem divulgada pelo Osservatore Romano. Basílica de S. Pedro, Cidade do Vaticano, 22 de fevereiro de 2016. EPA / OSSERVATORE ROMANO
Foto LUSA: Imagem divulgada pelo Osservatore Romano Basílica de S. Pedro, Cidade do Vaticano, 22 de fevereiro de 2016. EPA / OSSERVATORE ROMANO
Subscreva as nossas informações

Comments are closed.

Scroll to Top