Mulher Kwepe. Deserto do Namibe, sul de Angola.
Mulher Kwepe. Deserto do Namibe, sul de Angola.

Câmara de Gaia vai criar uma biblioteca numa escola portuguesa em Angola

Vila Nova de Gaia, Porto, 02 ago (Lusa) – A Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou a criação de uma biblioteca na Escola Portuguesa da Lunda Sul, em Saurimo, Angola, oferecendo os livros, num projeto em que vai aplicara mais de 5.000 euros.

O objetivo é otimizar a qualidade de ensino e aprendizagem, segundo o programa escolar português na região, disse o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O transporte dos livros escolares e didáticos para Angola será assegurado pela editora portuguesa Porto Editora, no âmbito de um acordo de cooperação entre esta, a Câmara de Gaia e a Escola Portuguesa da Lunda Sul, afirmou.

A escola, recentemente inaugurada, tem cerca de 121 alunos entre os quatro e 11 anos.

Eduardo Vítor Rodrigues avançou que a biblioteca vai chamar-se “Vila Nova de Gaia”.

“Vila Nova de Gaia e Saurimo, capital da Província de Lunda Sul têm em curso um processo conducente à geminação das respetivas cidades destinado a fortalecer os laços históricos, culturais e linguísticos que unem indelevelmente os povos angolanos e português”, indicou o autarca português.

A geminação entre estes dois municípios contribuirá para fomentar e dinamizar o intercâmbio e a cooperação entre instituições das suas regiões, nomeadamente em projetos de educação e ensino visando a valorização recíproca e o progresso e bem-estar das populações, explicou.

SYF // JGJ – Lusa/Fim

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES