O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa participa nas comemorações do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - na Avenida dos Aliados, Porto, 9 de junho de 2017  JOSÉ COELHO/LUSA
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa participa nas comemorações do 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - na Avenida dos Aliados, Porto, 9 de junho de 2017 JOSÉ COELHO/LUSA

10 de Junho: Consulado em São Paulo organiza programação voltada para a cultura

São Paulo, Brasil, 08 jun (Lusa) – O consulado Geral de Portugal de São Paulo organizou uma programação voltada para a promoção de eventos culturais em junho, particularmente no dia 10, quando se comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Este ano, o Governo escolheu as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro para acolher as comemorações oficiais fora de Portugal, em que participam o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa.

Em declarações à Lusa, o cônsul-geral de Portugal em São Paulo Paulo Lopes Lourenço, explicou que o foco do dia de Portugal em São Paulo será a cultura, inserido na programação de um evento chamado Experimenta Portugal.

“O foco é este porque nós estamos a viver um trânsito e uma vitalidade do ponto de vista artístico e cultural entre os dois países [Brasil e Portugal] como eu acho que nunca houve. Assim, pela primeira vez o Experimenta Portugal se concentra de uma forma clara na criação artística cultural”, disse.

A fadista portuguesa Gisela João fará um concerto no Theatro Municipal de São Paulo no dia 10, a que assistem Marcelo e António Costa.

“É um motivo de enorme alegria e orgulho para a comunidade luso-brasileira de São Paulo que o chefe de Estado venha celebrar o dia de Portugal na cidade”, afirmou o cônsul.

“Se dúvidas houvesse da importância que São Paulo tem hoje entre as comunidades portuguesas que vivem no exterior, de metrópole com ligações e afinidades com Portugal e com a cultura portuguesa ficam [elas] dissipadas com esta visita. É uma deslocação que muito honra a comunidade portuguesa de São Paulo”, completou.

As celebrações do dia de Portugal em São Paulo também contarão com uma exposição do artista Ernesto de Melo e Castro, um debate que reunirá os humoristas e colunistas Ricardo Araújo Pereira, do grupo Gato Fedorento, e Gregório Duvivier, do Porta dos Fundos, além de conferências, debates, música e literatura que ocorrem durante todo o mês de junho.

A prefeitura de São Paulo fará também uma homenagem a Portugal iluminando pontos importantes em verde, vermelho e amarelo, entre os dias 8 e 10 de junho.

As pontes Estaiada e das Bandeiras, que ficam nas duas vias principais que cortam a cidade, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do parque Ibirapuera, o Viaduto do Chá, a sede da Prefeitura de São Paulo e o Theatro Municipal serão iluminados com as cores de Portugal.

CYR // VM – Lusa/Fim

Também poderá gostar


Sem comentários

ARTIGOS POPULARES